
As Lágrimas da Girafa
Num pequeno e exótico país do continente africano, vive uma mulher excepcional, Mma Ramotswe, a primeira mulher detective do Botsuana. A sua agência situa-se na orla do Grande Calaári e quem por ali passa pode, muitas vezes, observar Mma Ramotswe à sombra da majestosa acácia, segurando uma chávena de chá de rooibos e reflectindo sobre os intrincados casos que tem em mãos. O seu maior desejo é poder ajudar as pessoas, e as suas maiores armas são uma inteligência arguta, uma intuição rara e uma grande dose de bom senso. Quando esta receita se revela insuficiente, Mma Ramotswe não hesita em recorrer a métodos menos convencionais, mas sempre, claro está, em prol da felicidade dos seus clientes.
Acima de tudo, esta extraordinária detective privada do Botsuana é uma mulher profundamente apaixonada pelo seu país e pelo seu povo, e McCall Smith, que partilha com ela esse eterno fascínio por África, sabe inspirar, em nós leitores, o desejo de respirar aquela mesma atmosfera de exotismo bucólico, de espontaneidade e beleza, e de chegar, através de uma sensibilidade e de um humor deliciosos, ao coração de um país e dos seus habitantes.
É um verdadeiro encanto este livro.
A “Agência nº1 de Mulheres Detectives”, o primeiro volume desta série com o mesmo nome, revelou-se um surpreendente sucesso internacional.
O seu autor, Allexander Mccall Smith, ao conquistar os três principais prémios literários em língua inglesa, tornou-se um dos escritores mais apreciados.
Desejo uma boa leitura
Betty Branco Martins