
TOBIAS E O ANJO
Fugir de casa era a única maneira de Martina mostrar seu descontentamento com a separação dos pais, agora que já não tinha a companhia do avô para a consolar. Perdida nas ruas tristes dos subúrbios, a menina encontra Tobias, seu anjo da guarda, que lhe fala da tristeza que os pais sentem pela sua partida. E Martina resolve voltar, percebendo que, afinal, sua fuga não foi de todo inútil: o comportamento antes desatento e por vezes agressivo dos pais se modifica.
Tobias e o anjo é mais um livro da consagrada escritora italiana Susanna Tamaro, sua segunda incursão no universos infanto-juvenil. Autora do bestseller mundial Vá aonde seu coração mandar, ganhador do prémio Donna Città di Roma, e uma das mais reputadas escritoras italianas de nossos dias, reafirma em Tobias e o anjo sua denúncia à solidão, à incompreensão e à falta de amor dos dias atuais, temas recorrentes em suas outras obras.
Nesta história simples sobre reconciliação, convida os jovens a revelar sua sensibilidade – "Vocês não sabem, mas têm um coração", disse uma vez – a deixar de lado o orgulho tão forte nessa época da vida e a dar ouvidos à dor que educa.
Tudo isso fugindo do tom doutoral de conselheira e muito mais reportando-se à sua própria experiência de vida. Também ela foi uma jovem triste, uma adolescente rebelde, criada por uma avó sábia e silenciosa. Daí talvez as figuras de avós ou personagens mais velhos serem uma constante em seus livros, sempre como figuras positivas reiterando a beleza da Vida e do Amor.
Betty Branco Martins