Louis de Bernières




O Cão Vermelho


Depois de Milu e Rantanplan, há que integrar o protagonista desta história no panteão canino. Na senda de La Fontaine, Louis de Bernières escreveu uma fábula enternecedora com um protagonista inesquecível: um cão sem morada ou destino fixos, apaixonado pela liberdade e pelos espaços amplos, um nómada louco por aventuras que não gosta de vínculos ou constrangimentos. De facto, O Cão Vermelho está longe de ser um cachorrinho mimado; ele é fedorento, impulsivo, independente… e tem a característica muito especial de tocar as vidas de todos os que encontra no seu caminho.



Estava um homem a tirar salsichas do grelhador com um garfo e a baixar-se para as colocar num prato pousado numa manta ao seu lado. No prato havia uma salada de batatas novas. Quando pôs no prato três salsichas, endireitou-se para retirar
Um hambúrguer da grelha e, quando voltou a baixar os olhos, teve de olhar outra vez. As salsichas tinham-se evaporado.

Susteve a respiração, surpreendido, e abanou a cabeça, intrigado. Coçou a cabeça e olhou em volta. Toda a gente estava concentrada nos seus afazeres. – as minhas salsichas! – exclamou. – Alguém me gamou as salsichas! – Interpelou o homem do lado: - Eh, ó amigo, foi você que ma gamou as salsichas? É que , se foi, passe-as já para cá!

O homem virou a cabeça por um momento. – Não fui eu, amigo. Eu tenho as minhas. Se quiser uma, dou-lha com todo o gosto.
- Macacos me mordam – disse o primeiro homem -, ainda agora aqui estavam e num abrir e fechar de olhos, trás, desapareceram
Jack Collins chamou por Tally, mas o cão estava a lamber os beiços para limpar os últimos vestígios deliciosos de gordura da salsicha e a planear a razia seguinte.


Numa linguagem delicada e ligeira, Louis de Bernières pinta um retrato tocante, baseado num facto real (O Cão Vermelho existiu mesmo), cheio de personagens inesquecíveis e tendo por palco um cenário arrebatador – o da Austrália profunda.

.______um terno romance de evasão que recomendo aos leitores de todas as idades

...


________boas leituras para todos

Betty Branco Martins